terça-feira, 2 de junho de 2015
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Dia do Livro e de Monteiro Lobato
No último dia quinze de abril, comemoramos o Dia do Livro e Monteiro Lobato. A data foi prevista no cronograma da Eletiva " Mundo da Fantasia" e na Agenda da "Sala de Leitura".
Desenvolver um trabalho pedagógico de forma colaborativa é o foco de nossa escola.
Favorecer espaços diferenciados para viabilização de atividades pedagógicas, culturais e sociais é nosso maior objetivo. Eu, Profª Alba Calore e Profª Jacimara Tenório preparáramos este espaço para receber nossos alunos e divulgarmos o Dia do Livro e Monteiro Lobato.
Dia 18 de abril é comemorado o dia do Livro Infantil. A data foi prevista no cronograma da Eletiva " Mundo da Fantasia" e na Agenda da "Sala de Leitura".
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.
O Café Literário foi um sucesso: momento de descontração, socialização e interação.
Aproveitamos esta oportunidade para potencializar e significar nosso ambiente, tornando-o culturalmente mais diversificado, mais expressivo e muito mais humano.
CINEMA NA ESCOLA
CINEMA NA ESCOLA
Projeto “ Câmera na Mão” uma parceria da EE Profª Maria José Maia de Toledo, com a Associação Vida.com.
Durante a realização dos Clubes Juvenis está acontecendo um trabalho sobre cinema com o objetivo de levar o aluno a pensar até gostar de aprender.
Com o objetivo de dar aos alunos instrumentos necessários para leitura e análise crítica de produtos audiovisuais e para atender a Orientação Técnica “ Mediação e Linguagem”. Eu, Alba Calore, professora da Sala de Leitura,estarei participando das oficinas desenvolvidas pelo parceiro Carlos Zaik, da Associação Vida.com.
A Oficina de Cinema, Clube Juvenil, objetiva oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar a produção de um vídeo, não para formar produtores, mas, para dar os instrumentos necessários para a leitura e análise critica de produtos audiovisuais.
Para ampliar este repertório e analisar os produtos cinematográficos, vamos realizar na Sala de Leitura apresentação em capítulos de filmes escolhidos pelos alunos.
Com foco nos elementos de uma narrativa sempre vamos comentar:Personagens, Narrador, Espaço da ação ( cidade, campo, mar,...), Tempo da ação,Conflito, sonoplastia...
Os alunos devem se aperceber da linguagem cinematográfica onde cenas são palavras, as sequências são frases e os textos são filmes.
A Escola de Ensino Integral ampliando e fortalecendo a construção do sonho de seus alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)